volumao

A Tengel presta serviços de volumao  em total segurança

Volumao
A Tengel é uma empresa de engenharia que há 40 anos atua na execução de serviços geotécnicos e de fundações, já tendo atuado em mais de 25.000 obras em todo país.

A empresa é líder no mercado carioca de rebaixamento de lençol d’água e está presente em obras de grande importância no cenário nacional e internacional.

INFORMAÇÕES

BROCHURE

Loeiusmod tempor incididun rem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elitsede pertonolo greco e mutante do eiusmod tempor incididunt utalabore et dolore magna aliqua.

ENTRE EM CONTATO AGORA!

volumao

Estamos presente em obras de grande importância no cenário nacional e internacional.
Contando com uma equipe altamente experiente e capacitada, a Tengel vem constantemente investindo na aquisição de novos e modernos equipamentos, afim de garantir cada vez mais a qualidade dos serviços por ela executados.

É reconhecida como grande parceira de seus clientes, participando sempre de todas as etapas da obra e proporcionando um alto padrão de atendimento e segurança.

REBAIXAMENTO DO LENÇOL D`ÁGUA

A Tengel fornece serviços de redução do nível do lençol freático que permitem escavar abaixo do nível da água

TIPOS DE SISTEMAS DE REBAIXAMENTO

Os sistemas de retirada usados pela Tengel são sistemas de ponta de filtro, sistemas de poços profundos com injetores e sistemas de poços profundos com bombas submersíveis.

A escolha do sistema e do projeto, em princípio, deve se basear na altura do lençol freático, na vazão esperada do aquífero, dependendo do tipo de solo e de como as coisas são feitas.

Na determinação desse porte, é levada em consideração a experiência da empresa especializada que realizou o saque.

A Tengel tem um grande diferencial por sua ampla expertise, que permite milhares de trabalhos em todo o Rio de Janeiro e facilita muito a escolha do tamanho correto.

Tamanho incorreto, causado pela inexperiência nas condições do solo, leva a grandes atrasos e danos ao trabalho.

Sistema de poço profundo com bomba submersível

Este sistema é adequado para grandes depressões e aquíferos muito permeáveis.

Nesse sistema, o aquífero desce por meio de bombas submersíveis instaladas na base de tubos perfurados instalados em poços.

Esses poços são mantidos por sondas de perfuração ao redor da área do fundo.

As principais desvantagens de tais sistemas são:

 

Sistema de ponteiras ("wellpoint")

Este é o sistema de retirada mais simples e usado com mais frequência. É utilizado para todos os tipos de solos e para baixar o lençol freático a uma profundidade de 4 a 6 m. As extremidades do dreno conectadas aos tubos riser são instaladas em torno da área inferior, que são conectadas aos tubos manifold que circundam a área. Esses coletores chegam às instalações (bomba de vácuo e bomba centrífuga) que suprimem a água coletada do subsolo da área a ser reduzida. Para alturas de aterrissagem maiores, novas escadas de bocal podem ser instaladas ou um sistema de poço profundo pode ser instalado

Sistema de poço profundo com injetores

Este sistema também é recomendado para grandes mergulhos em aqüíferos de pequena e média permeabilidade com poços não superiores a 4 m3 / h. Nesse sistema, o rebaixamento do aquífero é feito por meio de injetores, que são instalados na base dos tubos perfurados e instalados nos poços exportados. Esses poços são perfurados ao redor do local do pouso. Para operar os injetores, são utilizadas bombas centrífugas, que injetam água sob determinada pressão. A água bombeada entra de volta em cada injetor através das tubulações verticais, além da água bombeada para a água do aquífero na vazão necessária, através das tubulações injetoras dos poços. A água do aquífero é então removida da área e a água bombeada retorna ao sistema e continua o ciclo. Este sistema foi desenhado para eliminar as limitações do sistema de basculamento e, tem ainda a vantagem de o injetor absorver ar e água sem perder de forma perceptível a eficiência do sistema, o que torna a operação muito simples.

OBJETIVOS

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Os sistemas de rebaixamento são amplamente utilizados na restauração, estações de bombeamento e tratamento de águas residuais, barragens, usinas hidrelétricas, aeroportos, metrôs, shoppings, construção de estádios, construção de fundações e porões.

ESTAQUEAMENTO

A Tengel oferece serviços de estaqueamento dependendo do tipo de estaca selecionado.

ASPECTOS PARA DEFINIÇÃO DOS TIPOS DE ESTACAS

1- Detalhes da estrutura em construção e carga na fundação.
2– Dados sobre estruturas vizinhas, incluindo o tipo de estrutura e fundação, a presença de fundação, susceptibilidade a vibrações e danos existentes.
3- Camada de argila muito mole, cruzada para ser solos muito resistentes, solos e florestas preenchidas com camada de solo mole em aterros sanitários examinar cuidadosamente a existência de uma nova pesquisa subterrânea (sondagem) com dados geológicos e geotécnicos, sugere a possibilidade de atrito negativo. Essas situações podem tornar impossível ou difícil a implementação de certos tipos de fundações.
4- Dados sobre as características do local de trabalho, por exemplo: terrenos acidentados, locais com restrições de altura, Trabalho muito longe do grande centro, visibilidade da profundidade da água, etc. Estas situações podem impossibilitar ou dificultar a implementação certos tipos de fundações.
5- Custo do estaqueamento.
6- Tempo de execução reduzido

Os itens 5 e 6 só podem ser analisados depois de constatado que as alternativas escolhidas satisfazem as condições técnicas (itens 1 a 4).

As estacas podem ser cravadas ou perfuradas.

Estacas Perfuradas

Estacas Raiz

As estacas tipo raiz são estacas ocas de pequeno diâmetro, concretadas “no local” e com elevada capacidade de carga devido ao atrito lateral com margem reduzida. Na prática, são três as etapas principais: furar o solo com sonda de perfuração, instalar a armadura e depois concretá-la com argamassa de cimento, que é bombeada de baixo para cima empurrando a argamassa para fora do poço. O buraco é coberto durante a perfuração

Vantagens:

Desvantagens:

Estacas Cravadas

São estacas formadas de elementos pré-fabricados que necessitam de uma energia de cravação para atingirem os horizontes mais resistentes, adequados a suportar as cargas que serão transmitidas pelas estruturas. Podem ser:

Estacas Pré-moldadas de Concreto Armado

Estas estacas podem ser confeccionadas em concreto armado ou protendido, adensado por centrifugação ou por vibração. Podem ser vazadas ou não e de seção circular, quadrada, sexturada, etc. São fabricadas em elementos de vários comprimentos e de vários diâmetros (ver catálogo dos fabricantes). São estacas que necessitam de uma energia de cravação adequada para atingirem os horizontes mais resistentes. Possuem boa capacidade de carga e são produzidas com anéis metálicos incorporados as duas extremidades.

Vantagens:

Desvantagens

Estacas Metálicas

Estas estacas podem ser usadas em todos os tipos de terrenos. São facilmente cravadas e podem atingir elevadas capacidade de cargas. Devido à facilidade de emenda, atingem grandes profundidades, resistindo com muita eficiência aos esforços de compressão e flexão. Podem ser utilizados perfis simples ou duplos e trilhos simples, duplos ou triplos.

Vantagens:

Desvantagens: